Tudo que você precisa saber de Quando os Videogames Chegaram no Brasil

Tudo que você precisa saber de Quando os Videogames Chegaram no Brasil

2 de abril de 2018 0 Por Davidson Prata

Se você nasceu no final dos anos 90 ou no início dos anos 2000, tem muita história sobre os videogames e a nossa amada pátria que provavelmente você não conhece. Por isso resolvi reunir o mais importante material sobre tudo que você precisa saber de quando os videogames chegaram no brasil em um só lugar.

1983: O Ano dos Videogames no Brasil

1983: O Ano dos Videogames no Brasil

Como tudo começou?

Parece que foi ontem, mas cinco anos se passaram desde a publicação do primeiro livro do pesquisador Marcus Garrett, a obra “1983: O Ano dos Videogames no Brasil”, cuja pretensão era relatar de que forma aconteceu a chegada do videogame ao país – com quase sete anos de atraso!

E a febre?

1984: A Febre dos Videogames Continua

1984: A Febre dos Videogames Continua

Em 2012 veio a sequência, “1984: A Febre dos Videogames Continua”, ede lá para cá, por meio de mais pesquisa e de novas entrevistas com personalidades da Indústria, confirmaram-se suspeitas e boatos, e novas facetas de nossa história gamística foram descobertas. Em quais termos aconteceu o acordo entre a Warner e a Polyvox para o lançamento do Atari nacional em 1983? Como o jogo Come-Come do Odyssey recebeu este título no Brasil? Os Game & Watch da Nintendo quase foram fabricados aqui? O Telejogo era um projeto “secreto” na Philco Ford? Como os pioneiros jornalistas de games, em uma época sem Internet, faziam para que ficassem por dentro das novidades? O design do gabinete do Dynavision veio de uma vitrola? É…Já era hora mesmo de uma segunda edição…

Pois bem, o pesquisador Marcus Garrett lançou uma segunda edição compilada dos dois livros, uma espécie de edição definitiva dos 2 livros se assim podemos dizer, o sensacional “1983+1984: QUANDO OS VIDEOGAMES CHEGARAM”. O livro é gratúito e está disponível para download no site do autor. Eu me atrevo a dizer que é leitora obrigatória para todos que como eu se dizem gamers.

Em 16 de Setembro de 2017, uma parceria entre a ZeroQuatroMídia (Artur Palma) em conjunto com o pesquisador e autor Marcus Garrett foi produzido um documentário “1983: O Ano dos Videogames no Brasil” lançamento feito no MIS – Museu da Imagem e do Som.

1983+1984: QUANDO OS VIDEOGAMES CHEGARAM

1983+1984: QUANDO OS VIDEOGAMES CHEGARAM

O que você está esperando para mergulhar nessa história mágica dos videogames no Brasil?