Hellblade: Senua’s Sacrifice é uma obra de arte!

Hellblade: Senua’s Sacrifice é uma obra de arte!

27 de julho de 2018 Off Por Davidson Prata

Um jogo sobre uma guerreira furiosa

Em Hellblade Senua é uma extraordinária guerreira celta que está furiosa com os Deuses por ter perdido o amor. Parece clichê, mas não se deixe enganar, Hellblade faz isso de uma forma única. Hellblade: Senua’s Sacrifice é um jogo de ação e aventura de fantasia sombria desenvolvido e publicado pela Ninja Theory. Auto descrito como um “indie AAA“, foi criado por uma equipe de aproximadamente vinte desenvolvedores liderados pelo escritor e diretor Tameem Antoniades. Foi lançado para Microsoft Windows e PlayStation 4 em agosto de 2017 e Xbox One em abril de 2018. O jogo conta também com suporte para Realidade Virtual, que foi anunciado para 31 de Julho de 2018. A atualização é gratuita!

Uma jornada por dentro da sua mente

Além de lidar com a perda recente e um passado conturbado, a protagonista também lida com psicose. E ao passo que a ambientação histórica do jogo é apenas referida como se fosse a “escuridão” dentro dela.

O comprometimento que os desenvolvedores colocaram para criar um retrato preciso de uma pessoa com problemas reais é impressionante. Eles foram ao ponto de consultar médicos e pessoas com psicose. A jornada de Senua para Helheim em busca de salvar a alma de seu falecido amado é fantástica, e a visão honesta da protagonista faz com que pareça a nossa experiência nessa jornada seja incrivelmente fundamentada. Até porquê, isso será o mais próximo de entender a experiência de alguém que sofre dessa condição.

Gráficos

O jogo é visualmente praticamente perfeito! Cada detalhe foi levado em consideração. O jogo tem uma fotografia incrível, tudo é absolutamente cinematográfico e as texturas estão muito bem detalhadas com o intuito de de trazer imersão. Se eu tivesse que dar um destaque aqui, seria para a iluminação.

 

Gameplay

Apesar de uma verdadeira obra de arte, isso ainda continua sobretudo sendo um jogo. E tem lá os seus problemas. Hellblade não é uma obra-prima tecnicamente falando, embora eu tenha encontrado alguns pequenos bugs no jogo como, passar através de alguns obstáculos que nem deveriam estar lá (quando jogar, vocês iram entender) e uma vez eu morri por uma aura em chamas que nos persegue enquanto tentamos resolver um puzzle sem que ela me tocasse. Porém, absolutamente nada disso quebrou a minha imersão no jogo. O sistema de combate é simples, entretanto, é muito mas muito satisfatório.

Há um problema com a câmera do jogo durante o combate, ela permanece fixa no seu inimigo o tempo todo. Apesar de você poder alternar de um inimigo para outro me incomodou bastante o fato deu não poder movimentar a câmera livremente. Contudo, esse desconforto passou bem rápido. Durante o jogo, há vocês sussurando no seu ouvido o tempo todo, as vezes no esquerdo, as vezes no direito ou em ambos ao mesmo tempo.

“BEHIND YOU” / “WATCH OUT”

Durante uma batalha eu estava concentrado no inimigo. A minha frente e quando eu tinha dado um parry e estava preste a atacar (eu havia apertado o botão de ataque a animação começado), de repente eu ouvi um sussurro (na verdade foi praticamente um grito) “BEHIND YOU” (atrás de você) tomei um susto e apertei o botão de esquiva duas vezes e Senua fez um rolamento para o lado que meu direcional estava apontado. No segundo seguinte uma espada gigante passa do meu lado. Novamente, outro sussurro (esse foi um sussurro mesmo) “WATCH OUT” (cuidado) e o inimigo que eu havia dado o parry estava prestes a me atacar novamente. Foi tudo tão incrível que a partir daí a câmera fixa não me incomodou mais, ela tinha seu propósito e foi brilhantemente executado.

Há, eu preciso mesmo dizer que o jogo deve ser jogado com fones de ouvido? Aliais, o jogo te avisa sobre isso. Escute com cuidado esse trecho do vídeo usando um bom fone de ouvido para que você possa perceber o som 3D.

RECOMENDO!

Hellblade é uma verdadeira obra de arte! Não apenas pela trilha sonora e gráficos, como também é incrível o esforço feito pelo estúdio para retratar de forma precisa os problemas mentais. E o que falar dos puzzles, gameplay e um sistema de combate simples porém, super satisfatório e recompensador.